terça-feira, 25 de agosto de 2009

Como entender uma vocação...

Qual é a motivação para escolhermos um ofício ou profissão ?

A vocação é dita como uma dessas referências, mas o momento que ela se manifesta ou que entendemos que estamos fazendo o que nós é mais prazeroso, não é dado de forma automática ou natural.

As vezes, pelos caminhos mais tortuosos, acabamos encontrando um determinado trabalho, mas que nos leva a nossa verdadeira vocação e ofício.

O caso de um catador de papel de rua que virá exibidor cinematográfico é um desses exemplos.

Em qual momento ele se transforma de catador para exibidor. Qual são suas referências e memórias que possam esclarecer esse momento ou iluminar fatores determinantes para uma trajetória de vida.

Veja o documentário sobre o mesmo, José Luiz Zagati, 52 anos.

Filme documentário parte 1.




Filme documentário parte 2.



"Como pode uma pessoa que tem uma obra de arte, uma obra prima jogar fora, jogar no lixo", Zagati.

Outro filme sobre o personagem

sábado, 22 de agosto de 2009

Exposição no Museu Histórico Abílio Barreto em BH apresenta objetos da história de BH. Chamou minha atenção a exposição de um assento do antigo Cine Teatro Metrópole. A poltrona mostra a perspectiva do público e é uma das dimensões que estamos estudando e pesquisando em relação ao nosso Museu da Cinematográfia. Essa referência é importante e o próprio cine Teatro Metrópole é meio irmão do Metrópole. Seu arquiteto é o mesmo do Vitória (Raffaelo Berti).
O MHAB é uma ótima referência para instituições museológicas e a sua exibição lá na cidade Jardim em BH está muito bonita.
Quando vi a cadeira não pude perder a oportunidade de levar Joaquim Antônio Ribeiro (Juaca) para ver a mesma em exposição.
Essas partes do antigo cinema ajudam a identificar as pessoas com essa história e tantos momentos que passaram nas salas de cinema.

Posted by Picasa

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

O filme da estréia do Vitória. O filme Ramdon Harvest ou Na noite do passado.

Que tal uma viagem no Tempo, imagine você na sessão de estréia do Cine Teatro Vitória em 1944, veja o programa no site e assista ao filme, a música, os atores e os sentimentos do romantismo da estréia.

Primeira parte



Parte 2/13


Parte 3/13


Parte 4/13


Parte 5/13



Parte 6/13



Parte 7/13


Parte 8/13



Parte nove - 9/13


Parte dez - 10/13




Parte onze - 11/13



Parte doze - 12/13



Parte final - 13/13

sábado, 1 de agosto de 2009

Cinemas antigos em outras cidades. Nordeste de Minas Gerais


Outros cinemas também são registrados e existiram em cidades do nordeste de Minas Gerais.

Como esse blog é dedicado a memória desses espaços antigos será muito importante levantar também essas histórias e referências a esses espaços culturais.

A foto anexa registra um cinema no bairro do Horto em Ipatinga no ano de 1964.

Veja a matéria e link de divulgação desse projeto de memória da região do Vale do Aço e que é realizada pela Associação Cultural do Vale do Aço - ACECIVA. http://migre.me/4x8J

Gostariamos de ter mais informações sobre o local exato do cinema e algumas histórias desse espaço cultural e de outras cidades também. Espero também poder identificar ações, pessoas, instituições que estejam trabalhando na recuperação dessas histórias e como esses locais foram importantes para difundir cultura e lazer nas cidades de Minas Gerais.

Nosso acervo com referência a esses locais está sendo construido e espero que outros "garimpeiros" dessas histórias possam colaborar com esse projeto. Caso você conheça histórias, dados e memórias de cinemas antigos, entre em contato.

http://cultural.vidavalorizada.com.br
guilherme.ribeiro.camara@gmail.com