sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Sessão estréia do Cine Clube Joaquim Ribeiro no Vitória




Será feito a primeira sessão do Cine Clube Joaquim Ribeiro no dia 28 de fevereiro 2009, sábado as quinze-horas.


O filme de estréia será um filme em gênero Documentário. Sicko - SOS Saúde/2007 EUA


O mesmo discuti a saúde privada e pública. A partir da avaliação da mesma nos EUA, no Canadá, França, Inglaterra e Cuba o documentárista Michael Moore (famoso por Farenheit 11/09, Tiros de Columbine) apresenta uma visão e critica da medicina privada e do mercado dos seguros e planos de saúde privados.


Você vai refletir sobre a importância de uma saúde pública e como a saúde pode ser manipulada em detrimento da vida e a favor do lucro fácil.

Conheça o Teatro Vitória. Programa 5 Estrelas



Divulgação do Teatro Vitória no Coração do Vale do Mucuri em Teófilo Otoni, MG

Programa 5 estrelas para a cultura e as artes.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Encontrei um tesouro. Referências originais da arquitetura do Vitória




Estava buscando referências da história do Cine Teatro Vitória é a sua construção é um caso impar de caça ao tesouro.


Primeiro fiquei sabendo que existiria uma relação do mesmo com um arquiteto famoso e um dos fundadores da escola de arquitetura da UFMG.


Sem falar nisso, Raffaelo Berti, seria o arquiteto de diversos edifícios na capital do Estado. É dele o projeto do prédio da Prefeitura de Belo Horizonte, Sede Social do Minas Tênis Clube e diversos hospitais de BH como o Hospital Felício Rocho, Odilon Berenhs, Santa Casa de Misericórdia dentre outros.


Ele trabalhou especialmente em projetos de espaços culturais e públicos como o Teatro de Nova Lima (belíssimo) e no ex Cine Teatro Metrópole de Belo Horizonte e hoje já demolido.


Então haveria uma conexão direta entre a capital do estado e um dos seus arquitetos mais vivos até hoje e o nosso Cine Teatro Vitória.


A ligação precisava ser feita para poder identificar mais um aspecto inédito e maravilhoso do Vitória.



Ao receber o livro que retratava a memória de arquiteto tão famoso, saí procurando de imediato as referências do Cine Teatro Vitória. Isso porque a própria editora do livro já não se lembrava da citação no livro do Vitória ou no próprio resumo do mesmo não encontrava ainda referências ao mesmo.


Quando recebi o livro saí olhando página por página. Será que ainda existiria um registro dessa relação e então estaria documentada e comprovada na certidão de nascimento do Vitória uma referência tão importante ?


Encontrou-se uma placa que registrava como arquitetos o próprio arquiteto Berti, a identidade já havia sido comprovada, mas será que ainda faltava algo.


Voltemos ao livro de memórias de Raffaelo Berti.


Páginando o mesmo encontramos nas referências de 1942 registros dos projetos originais do edíficio e fotos da fachada do mesmo já construidos. Mais uma referência histórica havia sido encontrada, outro tesouro descoberto.

Referência para quem quiser comprar o livro:

http://www.podesta.arq.br/index.php?option=com_content&view=article&id=101&Itemid=44

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

História bicentenário de Teófilo Otoni




história do Bicentenário de Teófilo Otoni, acervo da Internet sobre informaçôes diversas e homenagens a Teófilo Otoni.
Muitas informações para não esquercemos da importância e dos sonhos dessa personalidade histórica da região.
Você poderá ver mais informações no próprio blog do Bicentenário.
Veja o link abaixo:

http://teofilootoni.blogspot.com/

Imagem: Cine Teatro Metrópole sendo demolido
(http://www.uai.com.br/UAI/html/sessao_2/2008/12/14/em_noticia_interna,id_sessao=2&id_noticia=92056/em_noticia_interna.shtml)


Outro post no no blogger, apresenta a história de vida e morte do espaço cultural do Cine Teatro Metrópole de Belo Horizonte.

O prédio foi demolido e perdeu-se a sua identidade cultural.

Inaugurado em 1909 como teatro da cidade depois foi reformado e com novo lançamento em 1942 (dois anos depois nascia também o Cine Teatro Vitória de Teofilo Otoni, Vale do Mucuri, MG).

O teatro da cidade foi transformado em cinema e teatro Metrópole. Na época o Palacio das Artes em Belo Horizonte, foi criado a partir da solicitação de Juscelino Kubitschek.

O mesmo arquiteto, Raffaelo Berti que fez o Cine Teatro Vitória de Teofilo Otoni, fez também o Cine Teatro Metrópoles de Belo Horizonte nas suas formas de Art-Decó.

Uma grande batalha de preservação do patrimônio histórico de Belo Horizonte foi travada e infelizmente perdida pelos defensores da cultura e da memória. Hoje o espaço é ocupado por um banco e sem as características antigas e históricas.

Acho que apenas perdeu-se essa batalha, pois a guerra continua, pois a partir desse movimento Belo Horizonte ganhou uma lei de preservação do patrimonio histórico e o exemplo do que aconteceu com aquele cinema pode ajudar outros a não deixar a história acontecer de novo.

Vamos proteger o nosso Cine Teatro Vitória e proteger a nossa cultura e memórias.

Veja mais sobre essa história
http://proteuspatrimoniocultural.blogspot.com/2006/11/metrpole-trajetria-de-um-espao.html

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Memoria cultural dos teofilo otonenses





















Todos podem participar para preservar a memória cultural dos teofilo-otonenses

Estamos realizando um grande multirão para levantar informações sobre o cine teatro Vitória, especialmente, relacionada com casos, fotos e memórias de qualquer pessoa que tenha referência ao Cine Teatro Vitória.

O caso do coveiro que apenas conseguia dormir direito no cinema, da senhora que usava uma sombrinha para ninguém ficar na sua frente, das pessoas que eram barradas nas sessões porque não tinham idade suficiente para ver o filme e que fingiam usando roupas "dos mais velhos", do jovem que marcava de encontrar no cinema com três namoradas ao mesmo tempo e dentro do próprio cinema, das jovens que acreditavam que poderiam ser levadas para Holliwood porque eram amigas da filha do "dono do cinema".

Qualquer história nos interessa.

Você poderá fazer parte dessa grande construção de buscar nossas lembranças guardadas a 7 chaves lá no cantinho da nossa memória (história).

Esse projeto de memória são algumas das novidades que o recém criado Instituto Joaquim Ribeiro, uma Organização Não Governamental criada recentemente e que tem como presidente o médico Guilherme Ribeiro Camara, neto de Joaquim Antônio Ribeiro e bisneto de Sadi Ribeiro.

"Queremos resgatar a história cultural e memórias dos teofilo-otonenses e o cine teatro Vitória é uma referência obrigatória", diz Guillherme Ribeiro.

A ONG também atuará no desenvolvimento, recepção de projetos, captação de recursos de verbas para arte e cultura, promoverá eventos literários, grupos teatrais, produção cultural dentre outras ações.

A entidade também terá a participação de João José Ribeiro (Jonhy) atual administrador do espaço cultural.

O mesmo é o primeiro secretário da entidade e estará recebendo pedidos de apoios, parcerias, projetos, recebendo informações, fazendo contatos para parcerias dentre outros trabalhos.

"Nosso primeiro projeto é sobre a memória do Cine Vitória, já estamos identificando parceiros, tais como restauradores de documentos antigos, cartazes antigos, equipamentos e que possam constituir um acervo para exposições sobre a História do cinema e das artes e cultura na região do vale do Mucuri", comentou Guilherme Ribeiro Camara.

Todos podem contribuir com essa iniciativa, pois todos fazem parte dessa memória coletiva.

Já temos um um blog na Internet para receber essas histórias, indicações de fotos ou qualquer acervo que possa lembrar essa história do cinema em nossa região.

Logo teremos também um site.

O endereço do blog é http://cineteatrovitoria.blogspot.com.br

Maiores informações:Instituto Joaquim Ribeiro -Presidente: Guilherme Ribeiro Camara email: gcamara@uaivip.com.br

1 Secretário: João José Ribeiro - Jonhy

1 Tesoureiro Joaquim Antônio Ribeiro - Juaca
Posted by Picasa