terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Encontrei um tesouro. Referências originais da arquitetura do Vitória




Estava buscando referências da história do Cine Teatro Vitória é a sua construção é um caso impar de caça ao tesouro.


Primeiro fiquei sabendo que existiria uma relação do mesmo com um arquiteto famoso e um dos fundadores da escola de arquitetura da UFMG.


Sem falar nisso, Raffaelo Berti, seria o arquiteto de diversos edifícios na capital do Estado. É dele o projeto do prédio da Prefeitura de Belo Horizonte, Sede Social do Minas Tênis Clube e diversos hospitais de BH como o Hospital Felício Rocho, Odilon Berenhs, Santa Casa de Misericórdia dentre outros.


Ele trabalhou especialmente em projetos de espaços culturais e públicos como o Teatro de Nova Lima (belíssimo) e no ex Cine Teatro Metrópole de Belo Horizonte e hoje já demolido.


Então haveria uma conexão direta entre a capital do estado e um dos seus arquitetos mais vivos até hoje e o nosso Cine Teatro Vitória.


A ligação precisava ser feita para poder identificar mais um aspecto inédito e maravilhoso do Vitória.



Ao receber o livro que retratava a memória de arquiteto tão famoso, saí procurando de imediato as referências do Cine Teatro Vitória. Isso porque a própria editora do livro já não se lembrava da citação no livro do Vitória ou no próprio resumo do mesmo não encontrava ainda referências ao mesmo.


Quando recebi o livro saí olhando página por página. Será que ainda existiria um registro dessa relação e então estaria documentada e comprovada na certidão de nascimento do Vitória uma referência tão importante ?


Encontrou-se uma placa que registrava como arquitetos o próprio arquiteto Berti, a identidade já havia sido comprovada, mas será que ainda faltava algo.


Voltemos ao livro de memórias de Raffaelo Berti.


Páginando o mesmo encontramos nas referências de 1942 registros dos projetos originais do edíficio e fotos da fachada do mesmo já construidos. Mais uma referência histórica havia sido encontrada, outro tesouro descoberto.

Referência para quem quiser comprar o livro:

http://www.podesta.arq.br/index.php?option=com_content&view=article&id=101&Itemid=44

Nenhum comentário:

Postar um comentário