terça-feira, 25 de agosto de 2009

Como entender uma vocação...

Qual é a motivação para escolhermos um ofício ou profissão ?

A vocação é dita como uma dessas referências, mas o momento que ela se manifesta ou que entendemos que estamos fazendo o que nós é mais prazeroso, não é dado de forma automática ou natural.

As vezes, pelos caminhos mais tortuosos, acabamos encontrando um determinado trabalho, mas que nos leva a nossa verdadeira vocação e ofício.

O caso de um catador de papel de rua que virá exibidor cinematográfico é um desses exemplos.

Em qual momento ele se transforma de catador para exibidor. Qual são suas referências e memórias que possam esclarecer esse momento ou iluminar fatores determinantes para uma trajetória de vida.

Veja o documentário sobre o mesmo, José Luiz Zagati, 52 anos.

Filme documentário parte 1.




Filme documentário parte 2.



"Como pode uma pessoa que tem uma obra de arte, uma obra prima jogar fora, jogar no lixo", Zagati.

Outro filme sobre o personagem

Um comentário:

  1. Caro Guilherme, que bom que você também presta uma homenagem a este que tão bem representa a todos os cinéfilos e amantes da arte de projetar filmes, por diletantismo e prazer, algo que já fiz muito no quintal da minha casa, com meus projetores de 16mm, um Movicor mudo e dois sonoros,IEC e B&H, que tenho até hoje. No caso do Zagati, ele vai além do prazer de projetar, pois com suas sessões,termina por praticar uma ação social e cultural,junto aos seus vizinhos menos favorecidos, proporcinando ao mesmos momentos de felicidade e lazer. Além de tudo isso, o Zagati tem uma bela história de vida, sendo um exemplo de luta e determinação, na realização de um sonho. Parabéns pela postagem. Um abraço, Armando.

    ResponderExcluir