quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Sempre atual. Jornalista e critíco de cinema Aramis Millarch




A força de um jornalista e critíco de cinema está em perceber muitas vezes que suas palavras ecoam pelo tempo.

Como estou pesquisando referências a sala de cinemas antigas, busquei na Internet informações e textos para entender todo esse processo de transformação daqueles espaços de exibição de filme e até como a literatura e o próprio cinema retrataram esse fenômeno.

São inúmeras referências, mas uma especialmente, me chamou a atenção.

As crônicas de Aramis Millarch já falecido, mas que estão sendo recuperadas através de um site chamado Tabloide Digital.


A crônica com o título "Splendor", a crônica da última sessão de cinema é "ESPLENDOROSA".
Veja o link para o site. http://migre.me/6FPy

Além de comentar o filme Splendor de Etore Ecola, o jornalista também enche de poesia o seu texto com lirismo de um verdadeiro amante do cinema.

Suas indicações de filme inclusive servirão para a nossa primeira mostra de cinema que eu estou programando e com o título "Homenagem a sala de cinema". Suas indicações de filme como Cinema Paradiso, Splendor, A última sessão de cinema, a rosa purpura do cairo, já constam dessa lista de filme que estamos selecionando.

O próprio artigo que é uma preciosidade, ainda bem que foi recuperado e disponibilizado na Internet traz a relação de filmes que aparecem no filme Splendor como homenagem da obra ao cinema.

Veja a citação dos filmes que aparecem durante o Filme splendor: citando Millarch "Como citações, Scolla utilizou fragmentos dos filmes "Amarcord" (Fellini), "A Batalha da Argélia" (Gillo Pontecorvo), "A Noite Americana" (Truffaut), "Aquele que Sabe Viver" (Dino Risi), "De Punhos Cerrados" (Marco Bellocio), "A Grande Guerra" (Mário Monicelli), "A Felicidade não se Compra" (Frank Capra), "Metropolis" (Fritz Lang), "Playtime" (Jacques Tati), "Sciopione, o Africano" (Carmine Gallone), "A Árvore dos Tamancos" (Ermano Olmi), "Morangos Silvestres" (Ingmar Bergman) e "Z" (Costa-Gravas). Na versão para a Itália, aparecem também seqüências de "La Cena Delle Beffe" (Alessandro Blaseti) e "Milagre em Milão" (Vitorio de Sica). Identificar estes filmes, durante a projeção de "Splendor" é um prazer a mais para os cinéfilos."

Alguém se habilita a registrar algum outro filme não identificado ???

Parabéns pelo site Tabloide digital que espero poder continuar consultando...

Nenhum comentário:

Postar um comentário